sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Teólogo protestante alemão quer nomear o Papa como o líder de todos os cristãos


Teólogo protestante alemão quer nomear o Papa como o líder de todos os cristãos
O teólogo protestante Reinhard Frieling defende a proposta de que o Papa Bento XVI seja nomeado como o “porta-voz de todos os cristãos”. Isso daria ao líder católico o direito de falar em nome de todos os cristãos do mundo em caso extraordinários.
Outra proposta parecida foi feita há 10 anos por um bispo Anglicano da Alemanha
“O sonho da comunhão de todos os cristãos pode se tornar realidade se os protestantes oferecerem ao papa o papel de chefe honorário da cristandade”, disse o teólogo alemão que é ex-líder do Institute Kundlichen, de Bensheim.
A ideia é que essa proposta seja aprovada antes de 2017 quando a Reforma Protestante comemorará 500 anos. O professor emérito da Universidade de Marburg sugere que as igrejas da Reforma abandonem sua “auto-suficiência” e assumam as “corajosas consequências ecumênicas”.
Há alguns anos um bispo da Igreja Luterana da Baviera, também na Alemanha, também propôs algo parecido. Johannes Friedrich argumentava que o papa poderia ser aceito como porta-voz do cristianismo mundial como serviço ecumênico de unidade.
A proposta de Friling surge poucas semanas antes da visita do líder católico a Alemanha. O Papa estará no país entre os dias 22 a 25 de setembro, e em sua visita inclui as cidades de Freiburg e Berlim, com um discurso diante do Bundestag (Parlamento) alemão, e uma reunião com representantes da Igreja Evangélica na Alemanha (EKD) no mosteiro agostiniano em Erfurt.
Fonte: Gospel Prime
Com informações ALC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.