segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Seu exemplo influencia


Quando estamos próximos a crianças, nós tentamos não falar palavras feias e nem agir de forma constrangedora. Porque fazemos isso? Porque aquela criança se faz tão importante à nossa vista que tentamos ser pessoas melhores em sua frente? O que nos faz mudar a atitude?
Nós sabemos que, se fizermos coisas feias diante dessas pequenas crianças, elas imitarão. E, se elas imitarem esses atos feios, podem se tornar pessoas de mau comportamento e, até mesmo, má índole.
Uma atitude que tomamos, por mais simplória e despropositada que seja, pode ter um efeito negativo sobre pessoas que são influenciadas por nos. Um exemplo pode ser destrutivo ou edificante, dependendo de como agimos.
A Bíblia conta a história do Rei Assuero que, em meio a uma festa, pediu que sua rainha Vasti se apresentasse, para que contemplassem sua beleza. Mas ela negou, não lhe obedecendo.
O Rei ficou furioso e viu que isso poderia acarretar uma grande crise no seu reino. Sabendo que a própria rainha não respeitava o rei, porque as outras mulheres obedeceriam seus maridos? Então um rei enviou um mandado pelo reino, dizendo que a rainha Vasti seria substituída:
Quando for ouvido o mandado, que o rei decretar em todo o seu reino, vasto que é, todas as mulheres darão honra a seu marido, tanto ao mais importante como ao menos importante. Et 1.20
Quase tudo o que fazemos, sejam atos que consideremos certos ou errados, podem ser justificados. Nós agimos em cada situação de certa forma, porque outro motivo nos levou a agir daquela forma. Um homem roubou por não ter sustento. Um homem matou porque foi traído.
A Rainha Vasti também teve seus motivos para agir como agiu, mas o que ela não pensou é que seu exemplo poderia trazer desrespeito ao rei pelo povo e desrespeito aos homens pelas mulheres.
Muitas vezes nós também não pensamos sobre como influenciamos as pessoas.
Se você roubar, ainda que esteja sem sustento, pode levar pessoas a acharem que tal ato é correto. Se você fizer algo errado, por mais que tenha seus motivos, pode influenciar negativamente as pessoas.
A força do seu exemplo pode ajudar a construir pessoas melhores ou piores, pessoas que muitas vezes você nem mesmo sabe que as influencia. Como cristãos temos uma responsabilidade de iluminar o mundo com a Luz de Cristo. Mas como estamos influenciando nossos irmãos, os influenciamos segundo Cristo ou segundo o mundo?
Seu exemplo influencia. Seja um homem segundo Cristo e seu exemplo trará vida e justiça.

Por Silas Klein Via Gospel +

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.