sábado, 29 de outubro de 2011

Biografia de Sérgio Lopes, o poeta da música gospel.

foto: divulgaçãoSergio Ricardo Lopes, nasceu no dia 27 de outubro de 1964 na cidade de Campina Grande, Estado da Paraíba.

Se destacou na música cristã brasileira por possuir um estilo único, livre de influências, escrevendo letras com uma abordagem humana e realista, avessa aos modismos que normalmente pontuam o ambiente musical gospel. O poeta se mantém linear, imutável com o passar do tempo. reconhecendo sempre na sua música a fragilidade humana mas transmitindo esperança, paz e conforto ao espírito. Sua carreira iniciou-se em 1990, desde então construindo e mantendo uma multidão de pessoas que ouvem e refletem acerca de sua letra consciente sobre o uso da fé em Cristo para resolver todo conflito humano. 


O grande momento de sua carreira, que o definiria como intérprete conhecido nacionalmente, ocorreu em 1997, com o lançamento da canção "O Lamento de Israel", que já é traduzida e cantada em vários idiomas.

Foi no ensino fundamental (antigo primário), que envolveu-se com teatro no Colégio Estadual da Liberdade, em Campina Grande, quando conheceu um colega chamado Alfrânio, com o qual compartilhava poemas próprios ou achados dos poetas Augusto dos Anjos e Gonçalves Dias. Filho do radialista Magidiel Lopes de Souza e de Maria das Mercês Lima de Souza, era o mais velho de cinco irmãos. Seu pai escrevia poemas românticos e os lia nos programas de rádio noturnos que locucionava nas rádios AM Caturité e Cariri. Na adolescência iniciou curso de teatro no Teatro Municipal de Campina Grande e sua primeira participação como ator foi na peça "Vestido de Noiva", dirigido pela dramaturga Maria de Lourdes Capozolli.

Sergio Lopes compõe desde sua adolescência, quando também cantava no coral jovem da Igreja Evangélica Congregacional de Campina Grande, onde permaneceu até 1979Sergio Lopes perdeu seus pais precocemente, pois sua mãe morreu de câncer aos trinta e cinco anos e seu pai faleceu em 1988, aos quarenta e seis anos, o que o levou a alistar-se na Marinha para garantir sua sobrevivência e a continuação de seus estudos.

No ano de 1978, inscreve uma peça teatral de sua autoria no I FENAE (1º Festival de Artes Evangélicas, realizado em João Pessoa-PB). A peça, intitulada Ananias e Safira recebeu o troféu de 1º lugar. Nesse período, cria o GTE - Grupo Teatral Evangélico, sediado em Campina Grande.

Em 1980 ingressou no Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha em NatalRio Grande do Norte.

Em 1982 foi transferido para o Rio de Janeiro, onde fixou residência definitiva. Aqui inicia seus estudos teóricos de música, estudando baixo elétrico com o Prof. Ronaldo Diamante (Copacabana) e se converte ao protestantismo batista.

Em 1983 criou o Grupo Teatral Evangélico do RJ e dirigiu uma peça intitulada O Intruso dos Nossos Natais, apresentada no Teatro Cacilda Becker (Botafogo) para um público predominantemente evangélico.

Em 1984 iniciou curso de Direito da Universidade Santa Úrsula, no Rio.

Em 1985 estimulado pelo prêmio recebido no 1º Festival Gênesis, participa com os músicos da organização do Grupo Altos Louvores, liderado por Edvaldo Novaes, e grava com eles como intérprete no Long-Play intitulado Anseios, pela Grav. Desperta Brasil (RJ). O Grupo começa a dar certo e Sergio Lopes interrompe a faculdade para se dedicar às atividades e viagens do Grupo.

Em 1987 grava o segundo Long-Play com o Grupo (Altos Louvores - Vol III), que continha a música "Para Onde Vão as Aves".

No ano 1988 recebe da Rádio Melodia o Troféu de Melhor Música, pela canção "Para Onde Vão as Aves" composta ao som do inseparável violão. Grava com o grupo mais um disco, que lhe consagrou definitivamente como compositor, com a música "Entre Nós Outra Vez".

Em 1989 resolve retornar à faculdade e deixa definitivamente o grupo Altos Louvores, após uma participação de quatro anos. Ao final desse mesmo ano, recebe o convite das Gravadoras Desperta Brasil e Som e Louvores para retornar a gravar, desta vez em carreira solo. Decide então fechar seu primeiro contrato profissional com a Som e Louvores.

Em 1990 Lança seu 1º trabalho solo, intitulado Nossos Dias, produzido por Pedro Braconnot, e lançado em circuito nacional com eventos realizados simultaneamente no Rio (teatro SUAM), Porto Alegre (estádio Gigantinho), Recife (Clube Português), Brasília (Clube Primavera, Taguatinga), Vitória-ES (Ginásio Pedro Álvares Cabral), Salvador (Teatro do ICEA), Belém-PA (Ginásio do SESI), Manaus (Louvor-Norte) e outras cidades, em uma turnê que se estendeu durante o primeiro semestre de 1990, que coincidiu com o surgimento das primeiras rádios FM evangélicas no Brasil, ajudando a tornar conhecidas as suas composições.
Em 1991 lança seu 2º trabalho, intitulado Libertação produzido por ele mesmo e pelo peruano Papi.

Em 1992 lança seu 3º trabalho, intitulado O Amigo, produzido por Pedro Braconnot. A canção título deste disco tornou-se uma das músicas evangélicas mais executadas em todas as rádios AM e FM do país.

Em 1993 lança seu 4º trabalho, intitulado Canaã, onde exterioriza pela primeira vez uma visão mais social, que se evidencia nas músicas "Idolatria e a Fome" e "Holocausto", onde faz referência aos crimes ocorridos no Rio e que ficaram conhecidos como "Chacina de Vigário Geral" e "Chacina da Candelária". A produção do Cd foi feita pela sua própria banda, composta pelos músicos Cizinho Felix (sax); Eli Miranda (bateria); Davi Mendes (teclados); Cristian (bateria) e pelo próprio Sergio Lopes, que à época era o baixista da banda.

Em 1994 lança seu 5º trabalho, intitulado Sonhos produzido por Melke (SP).

Em 1995 deixa a Marinha para dedicar-se integralmente à música. Este ano foi especialmente marcado por muitas viagens pelo Brasil e participação intensa nas programações de televisão nas Redes CNT e Record.

Em 1996 recebe no evento 1º Troféu FM-105 da Música Evangélica o prêmio de Melhor Cantor de 1995, em evento realizado no Canecão, Rio, em 27 de março.

Em 1996 recebe o seu primeiro convite internacional, para participar em Miami, EUA, na primeira quinzena de agosto, de um Congresso Anual das Igrejas Batistas Brasileiras, e em igrejas de várias cidades americanas, entre elas BostonDallas e Nova Iorque entre outras. 48 horas antes da viagem, SL tem seu visto de entrada negado pela Embaixada Americana, e sua ida aos EUA é adiada.

Em 1996 lança seu 6º trabalho, intitulado Vidas e Futuros, produzido por Ronald Fonseca, em um lançamento independente do seu selo próprio: Eklesia.

Em 1997 realiza sua primeira viagem internacional para a Itália e Israel, neste último permanecendo em excursão durante dez dias, onde produziu dois clips musicais para a Rede Record de Televisão. Assina contrato para produção de dois trabalhos pela Line Records.

Em 1997 recebe no evento 2º Troféu FM-105 da Música Evangélica o prêmio de Melhor Cantor/96, em evento realizado no SCALA, Rio, em 18 de maio.

Em 1997 Sergio Lopes lança seu sétimo CD, intitulado: O Sétimo, pela Line Records, produzido por Pedro Braconnot. Com este CD Sergio Lopes recebe o primeiro Disco de Ouro de sua carreira.

Em 1998 recebe o Troféu de Música do Ano, pela música "O Lamento de Israel" na cidade de Belo Horizonte-MG.

Em 1998 recebe convite formal da Embaixada Internacional Cristã de Jerusalém para representar o Brasil na II Festa dos Tabernáculos - que comemorava também 50 anos de Israel - realizada em junho/98 no Canecão - RJ.

No ano de 1998 recebe pela primeira vez em sua carreira o prêmio Disco de Ouro, concedido pela SONOPRESS pela vendagem de 100.000 cópias do CD O Sétimo. A entrega do prêmio foi divulgada nacionalmente pela televisão nos programas Gospel Line, apresentado por Nill e no programa de auditório do Raul Gil, Rede Record de Televisão.

Em 1998 Sergio Lopes lança o 8º CD de sua carreira: Noites e Momentos - pela Line Records, produzido por Tadeu Chuff.

Em 1998 adota o chapéu, hoje sua marca registrada.

Em1999 recebe o troféu de "Melhor Cantor de 1998", no evento intitulado 1º Troféu Talento, realizado no MetropolitanRio de Janeiro e promovido pela Rádio FM 105 (Rede Aleleuia). O troféu foi entregue às suas mãos pala cantora Shirley Carvalhaes.

Em1999 lança pela Line Records o seu 9º CD - A FÉ , com produção de Tadeu Chuff e participação especial de Fernanda Brum na música "A Samaritana".

Em 2000 lança pela Line Records o seu 1º CD em língua estrangeira, intitulado Cânticos para El Alma. Este é o décimo CD em sua carreira solo e o 4º e último de seu contrato com a Line Records.

Em Agosto de 2000, a ZECAP GOSPEL lança em todo o Brasil o álbum Sergio Lopes - Ao Vivo. Este CD rendeu ao Sergio Lopes o segundo Disco de Ouro de sua carreira.

Em 2001 assina com a gravadora Top Gospel e lança o CD "Yeshua- O Nome Hebráico de Jesus", recebendo Disco de Ouro três meses depois.

Lança em 2001 a nova versão do seu site na internet: Sérgio Lopes, o Site Oficial do cantor! Também neste ano assina um contrato de dois anos com cláusula condicional de mais dois com a Gravadora Top Gospel.

Em 2001 realiza em maio deste ano sua primeira viagem como cantor aos Estados Unidos, para ministrar na Igreja Batista do Calvário, em SummervilleBoston, e também em Framingham. Realiza também um grande sonho de sua vida: cantar em uma igreja americana. Apresentado por um amigo baterista (Sidnei Amaro), SL se apresenta no domingo 3 de junho na Roxbury Presbyterian Church (Pr. Remington).

Em 2003 lança pela Gravadora Top Gospel o CD Gálatas, produzido mais uma vez por Tadeu Shuff, e contando com a brilhante participação do Pr. Paulo César do Grupo Logos.

Em 2004 lança o CD Apocalipse - Cartas às 7 Igrejas, seu terceiro trabalho pela Gravadora Top Gospel, produzido por Vagner Santos. Em Setembro desse mesmo ano, sofre um acidente gravíssimo na Rododovia Rio - Teresópolis, fraturando várias costelas e sendo submetido a uma delicada cirurgia para retirada do baço, ficando durante 14 dias hospitalizado. Teve uma recuperação rápida e em dezembro do mesmo ano retoma sua agenda.

Em julho de 2005 Sergio Lopes recebe 2 Discos de Ouro da Gravadora Top Gospel, pelos CD's Apocalipse (Abr/2004) e pelo CD Lentilhas (MAI/2005), este último tendo o mérito de ter sido seu mais rápido Disco de Ouro (menos de três meses após o lançamento) de toda sua carreira.

Em 2005 Sergio Lopes assina novo contrato com a Gravavadora Art Gospel, para a gravação de dois CD e dois DVD. O Contrato é de 2 anos.

No dia 15 de setembro de 2005, exatamente um ano após o acidente de 2004, Sergio Lopes lança pela gravadora Art Gospel seu segundo CD/DVD ao vivo intitulado O Amor de Deus no Teatro Guararapes em Recife-PE, com a casa completamente lotada. A produção musical ficou por conta de Vagner Santos com participação do saxofonista Marcos Bonfim, responsável pelos arranjos de metais.

Em 2007 lança o CD Getsêmani. Um dos destaques especiais deste CD é a participação dos seu três filhos, que tocam na faixa "Dose Over", uma regravação do cantor da época em que estava no grupo Altos Louvores, Serginho (guitarra), Arthur (baixo) e Gabriel (bateria).

Em 2008 é o grande homenageado do ano no Troféu Talento. Evento realizado em São Paulo - SP no Credicard Hall.

Em 2009 lança seu primeiro CD/DVD Acústico - ao vivo.

Em 2011, 11 anos depois de ter saído da Line Records, Sergio Lopes retoma a parceria com a gravadora e lança o CD A Melhor Escolha, com produção musical de Marco Santos[1],[2] durante aExpocristã, maior feira de produtos e serviços cristãos da América Latina.
“Meu retorno está sendo naquele clima de grande expectativa. Há muito tempo não se ouve coisa nova de Sergio Lopes, e tanto a Line quanto eu, após ouvirmos juntos o novo repertório, estamos otimistas com o que vamos lançar”, declarou.
"A Line Records foi um marco na minha carreira, principalmente no âmbito internacional. Foi o sucesso das músicas que lancei aqui que me levaram a vários países para pregar a Palavra. Estou muito bem espiritualmente falando, com paz interior e, por isso, tenho certeza que Deus está nesta relação", finalizou o cantor.

Hoje tem 18 trabalhos lançados e onze discos de ouro tendo ultrapassado, em 2007, mais de 5 milhões de discos vendidos. Suas músicas mais conhecidas são: "O Amigo", "Para Onde Vão As Aves", "O Filho Pródigo", "O Rei e o Ladrão", "A Dor de Lázaro", "A Fé", "Yeshua Ha'Mashiach", "Lentilhas", "O Lamento de Israel", "Quando Eu Te Falar" e "Canaã".

Discografia

  • 1990 - CD Nossos Dias (Grav. Som e Louvores)
  • 1992 - CD Libertação (Grav. Som e Louvores)
  • 1992 - CD O Melhor de Sergio Lopes (Grav. Som e Louvores)
  • 1993 - CD O Amigo (Grav. Som e Louvores)
  • 1994 - CD Canaan (Grav. Som e Louvores)
  • 1995 - CD Sonhos (Grav. Som e Louvores)
  • 1996 - CD Vidas e Futuros (Grav. Eklesia/vendido em 2001 para Zekap Gospel)
  • 1996 - CD Seleção de Ouro (Assoc. Beneficente Cristã-SP - Direitos readquiridos por SL)
  • 1997 - CD O Sétimo (Grav. Line Records)
  • 1998 - CD Noites e Momentos (Grav. Line Records)
  • 1999 - CD A Fé (Grav. Line Records)
  • 1999 - CD Canticos para El Alma - espanhol - (Grav. Line Records)
  • 2000 - CD/DVD Sergio Lopes ao Vivo (Grav. Zekap Gospel)
  • 2002 - CD Yeshua - O Nome Hebraico de Jesus (Grav. Top Gospel)
  • 2003 - CD Gálatas (Grav. Top Gospel)
  • 2004 - CD Apocalipse (Grav. Top Gospel)
  • 2005 - CD Lentilhas (Grav. Top Gospel)
  • 2005 - CD O Amor de Deus (Grav. Art Gospel)
  • 2006 - DVD O Amor de Deus (Grav. Art Gospel)
  • 2007 - CD Getsemani (Grav. Art Gospel)
  • 2008 - CD Sergio Lopes - O Poeta da Música Gospel (Grav. LGK / Som Livre)
  • 2008 - CD Bethesda (Grav. Art Gospel)
  • 2009 - CD/DVD Acústico (Grav. Art Gospel)
  • 2011 - CD A Melhor Escolha (Grav. Line Records)

Participações em outros projetos

  • CD Recados do Coração (Música "Correntes de Amor")
  • CD Clamor pela Paz (Música "Canaan")
  • CD Léa Mendonça- Felicidade (Música "Vem ficar Comigo")
  • CD Cristina Mel - Dê Carinho (Música "Deus Uniu")
  • CD Denise Cerqueira - Meu Clamor (Música "Amor Universal")
  • CD/DVD Léa Mendonça - Recordações (Música "Seu Amor é por Nós")
  • CD Lenilton & Amigos - Para Sempre (Música "Escrevi")

Ligações externas


Fonte; Letras.com e wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.