domingo, 16 de outubro de 2011

A coragem de Ester – a mulher certa no lugar certo


O livro de Ester tem início com a Rainha Vasti se recusando a obedecer a uma ordem do seu marido, o rei Assuero, ela foi posteriormente destituída, o que deu início a busca por uma nova rainha. A expulsão de Vasti abriu uma vaga para o trono e as portas do palácio para quem ocuparia seu lugar, o rei enviou um decreto para que fossem reunidas todas as belas mulheres do império e levadas ao harém real. Ester, uma jovem judia, humilde, desconhecida, plebéia e muito bonita, estava entre as escolhidas.

Ao ler a história da vida de Ester cujo nome significa “estrela” é a mulher que Deus usou de maneira incrível para salvar o povo judeu, e é ela que eu quero continuar apresentando aqui.

Órfã, Ester havia sido criada por Mordecai, um parente mais velho, piedoso e fiel, que tomou conta dela e a educou como filha. O rei Assuero ficou tão encantado com sua beleza que a escolheu para ser sua rainha. Deus colocou a jovem Ester no trono antes mesmo que os judeus enfrentassem a possibilidade da completa destruição (3:5), para que quando surgisse o problema, ela já estivesse em posição adequada para ajudar.

Quando tomou conhecimento de uma conspiração planejada por Hamã, um oficial rico e influente na corte do rei para matar todos os judeus, ela sabia que precisava comparecer sem ser chamada, diante do seu marido, e assim abandonando todo protocolo e ignorando todos os seus temores, esta mulher tomou uma atitude que a maioria de suas semelhantes jamais se arriscaria a tomar, ao agir desse modo, ela expôs e frustrou os planos de um homem perverso. “A força e a glória são as suas vestes, e ri-se do dia futuro” (Prov.31:25). Não havia sequer a garantia de que seria recebida, mesmo sendo a rainha isso não trazia segurança, mas, com cautela e coragem Ester decidiu arriscar sua vida abordando ao rei a favor do seu povo.

Betty Scott Stam viveu poucas décadas porque, em 1931, sua fé corajosa e destemida a levou a trabalhar na China como missionária, capturada em uma rebelião comunista, essa mulher, cujo lema de vida foi “Para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Fil.1:21) ajoelhou-se ao lado do marido, curvou a cabeça e foi decapitada. “Nem a possibilidade da morte detêm aquele que tem um propósito”, e o que eu gostaria que você enxergasse a relação existente entre as verdades comunicadas na história de Ester e a realidade diária da sua vida, é que um meio de conseguir isto é compreender que as forcas que você julga estarem preparadas para o seu pescoço não são absolutamente forcas, os acontecimentos que concorrem para o bem não são mera coincidência, são resultado do soberano controle de Deus para o curso de nossa vida
Andrea MormilhoPastora da Igreja Cristo Salva Guarujá.
Fonte : folha Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.