sábado, 1 de outubro de 2011

Crente chorão e murmurador


É comum que as pessoas vez por outra sintam-se desmotivadas em meio ao combate em que se encontram. É realmente duro olhar ao derredor e não encontrar meios imediatos para resolver a questão tão rápida e praticamente como se gostaria. Nesses momentos tendemos a imaginar que as orações não tem sido ouvidas, que Deus não se importa, afinal oramos e oramos mas tudo continua, da nossa perspectiva, exatamente no mesmo lugar…
Pois bem, se já tínhamos um problema, ou alguns problemas, a situação assumirá dimensões ainda mais encorpadas quando, além de embalarmos essas impressões secretas, começarmos a publicá-las, reclamando.  A reclamação é uma forma ineficaz e perigosa de lidar com as nossas dificuldades. Ineficaz porque não resolve nada! Perigosa porque opera no modo negativo, dissipando as possibilidades de receber uma revelação (insight) que nos ajude a desatar os nós do imbróglio. A postura pesarosa e lacrimosa do murmurador o aprisiona em um círculo vicioso inescapável. Quanto mais ele murmura, mais peso atrai, mais preso fica.
Ao reclamar da vida e da sorte, o "chorão", se for crente, está declarando, de modo indireto, que seu Deus está fazendo um péssimo papel! Se incrédulo, estará mil vezes mais complicado. Baratas e ratos espirituais serão atraídos pelo odor malcheiroso que exala de sua boca; Sem ter a quem recorrer para livrá-lo, nem meios para discernir de onde procedem os ataques, se colocará em posição complicada. Pense bem antes de reclamar, culpar as pessoas, praguejar contra os céus... Acredite, se agir assim as coisas vão piorar ainda mais.
Há daqueles que usam o argumento, para eles bastante razoável, que são fiéis, e por essa razão não deveriam estar passando por tal prova... Com isto estão acusando a Deus de injusto, perverso até. Ora, o que não falta na Bíblia são crentes passando por apertos, dificuldades, opressão, medo... Se os "chorões" lessem a bíblia, conheceriam e aprenderiam com o exemplo de homens como José que, pelo testemunho que deixaram, parecem ter feito um pacto com sua alma de não abrirem a boca para reclamar. Faça voce também um pacto com sua alma. Não fique pelos cantos choramingando, se vitimizando e dando ao inimigo ocasião para rir-se no tempo da sua luta. Não dê ao diabo o gosto de te ver derrotado, pessimista, derrotista, amargo, lançando sobre o Eterno a culpa pelo seu infortúnio. Faça como o salmista. "Eu disse: Vigiarei a minha conduta e não pecarei em palavras; porei mordaça em minha boca enquanto os ímpios estiverem na minha presença." (Sl 39:1)  Quanto ao mais, ouça a voz do profeta e reflita; "Do que se queixa o homem mortal? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados." (Lam 3.39)
Por Luiz Leite
Fonte: Guiame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.