domingo, 9 de outubro de 2011

Elegância e criatividade. Mas sem exageros.


É fácil reconhecer uma pessoa elegante. Dificilmente passam despercebidas, não importa se é no cinema, teatro ou em um evento refinado. Mas saiba que é possível aprender a ser elegante.

E essa característica nada tem a ver com roupas e sapatos caros. Basta usar a criatividade e arrasar!

A consultora de moda, figurinista e designer Adriana Silva é especialista em confecções para pessoas que possuem mobilidade reduzida. Em setembro de 2011 participou do 3º Concurso Moda Inclusiva. A consultora afirma que no que diz respeito ao estilo o vestuário de moda tem bastante variedade, o que possibilita uma enorme liberdade de escolha. "Conseguimos visualizar em uma só estação diversos estilos, que variam do retrô ao moderno, resgatando tendências dos anos 20 e dos 50 aos 80", diz a consultora.

Porém, é preciso cuidado com tanta possibilidade. Adriana lembra que as tendências que prometem elegância estão à disposição das consumidoras, mas que exageros são inimigos da elegância. A figurinista lembra: "Menos é sempre mais". "Tudo tem que ser analisado, desde o ambiente em que é frequentado, até a ergonomia de seu corpo, visando preencher as necessidades do seu físico e a funcionalidade da peça, para que você revele uma imagem elegante e não ao contrário. Existem roupas ideais para cada tipo de corpo", completa.

Adriana Silva tem uma dica importante: "Quando você optar por uma peça que tenha muita informação, como estampas chamativas ou peças com muito volume, é necessário carregar menos nos acessórios, dê preferência aos brincos, colares ou cintos mais discretos", afirma a consultora. O inverso também é válido, acessórios mais destacados combinando com peças sutis.

Outra dica importante: "Sempre quando você for fazer uma produção, seja mais casual, esporte ou formal, para não perder a elegância evidencie sempre algum ponto forte em seu look, seja ele no acessório ou na peça", diz a designer.

E prepare-se: segundo Adriana Silva, neste verão e no próximo inverno o color blocking (bloco de cores) vem com força total. Esse estilo se trata da mistura de cores. Por exemplo, laranja, amarelo, pink, roxo, verde em apenas um look. "Uma boa dica são as saias longas, resgatadas dos anos 70. Abusem desta peça e evidenciem sua produção. E lembrem- se: sigam as tendências, mas sem exageros, para que elas possam ser transportadas para nosso cotidiano", lembra a consultora.

"Opte pela saia longa de chiffon com estampas ou lisa, batas e ou regata, jogando um colete por cima e um cinto largo de 10 cm. Invista em sandálias rasteiras", sugere Adriana. "Para um look mais moderno e atual, dê preferência às saias de malha com cores vibrantes (color blocking) compondo com regatas e camisas mais cleans e um salto para lhe deixar mais elegante", completa.

A figurinista diz que poderia dar diversas dicas do que e como usar, mas que uma basta: "Use a sua criatividade e não abra mão do bom senso. Ser elegante é ser você mesma e usar roupas que lhe façam se sentir bem!", finaliza. Agora é só seguir as dicas e desfilar por aí!



Fonte: Vila Mulher
Foto: Reprodução Just Jared

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.