domingo, 30 de outubro de 2011

Oito passos levam um cristão a se desviar




1.º - Desviam os seus pensamentos, quando lhes é possível, da meditação e da lembrança de Deus, da morte e do juízo futuro.

2.º - Abandonam pouco a pouco, e gradualmente, os seus deveres particulares, como são: a oração, o refreamento das concupiscências, a vigilância em si mesmos, a dor dos pecados, etc.

3.º - Vão esfriando no cumprimento dos deveres públicos, como: a leitura e pregação da palavra, o trato com outros cristãos, etc.

4.º - Começam a censurar as pessoas piedosas, e isto duma maneira infernal, para terem desculpa aparente de lançarem fora a religião, com o pretexto dalgumas fraquezas que descobriram naqueles que a professam.

5.º - Passam a aderir e a associar-se a homens carnais, lúbricos e levianos.

6.º - Em seguida entregam-se secretamente a conversações carnais e levianas, estimando ver fazer outro tanto a alguns que são tidos por honrados, para coonestarem o seu procedimento e poderem prosseguir mais ousadamente.

7.º - Enfim, começam a mofar abertamente de certos pecados, dizendo que são de pouca monta, e:

8.º - Endurecendo-se desta maneira, manifestam-se tais quais são. E assim, lançados no abismo da miséria, se um milagre da graça o não evita, perecem para sempre nos seus próprios enganos.
 


Trecho do livro - “O Peregrino” de John Bunyan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.