segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

10 Passos para o seu ministério crescer em todos os sentidos

Todo ministro, pastor, evangelista, profeta, músicos e líderes em geral tem o propósito do crescimento em seus ministérios.
Acredito que o sonho de todo pastor é pastorear uma bela igreja, com uma verdadeira multidão de pessoas salvas e restauradas pelo poder de Deus. 

Também acredito que o sonho de todo líder de louvor é ver o “seu” ministério com um louvor perfeito, todos bem preparados, sem contenda e nem confusão não é?
Com certeza é o sonho de todos que o crescimento aconteça, porém não é tão simples quanto parece, vamos ver algumas coisas que fazem a igreja e os ministérios crescerem de forma espiritual e organizada.
Digo espiritual pois, você lotar uma igreja é a coisa mais fácil que existe, basta entregar algum objeto ungido ou levar algum cantor de grande renome e isso será feito em questão de minutos, não quero discutir esta questão de estratégias humanas, cada pastor faz o que quer, só espero que todos tenham em mente que no juizo final isso tudo contará.

 
Em 1° Lugar – Honrar o Espírito Santo
Incentive os membros ou seus liderados a buscarem o batismo com Espírito Santo, e, se eles ja são batizados, a buscarem sempre o revestimento. Digo que isso está em primeiro lugar porque quem traz o crescimento a qualquer ministério é o Espírito Santo, a bíblia diz que existem muitos ministério mas o Espírito é o mesmo e é Ele que opera tudo em todos (1 Co 12. 5)
Você quer ter um ministério abençoado e frutífero sem o Espírito Santo ? Missão impossível!

Em 2° Lugar - Mesmo sendo um minusculo ministério, gere discípulos e sucessores.
Por mais que você seja um pastor em uma igreja pequena de 20 membros, ore para gerar discípulos, isso traz o crescimento ministério para a sua vida, quem investe em discipular está semeando um ministério gigante. Não tenha ciumes, quanto mais o discípulo crescer mais honrado o mestre será.
Em 3° Lugar - Quebre a soberba, quem está fazendo o ministério crescer é o Espírito Santo, você é pó e cinza, se encherga.
Confesso que escrevi este titulo descarregando a minha indignação (risos) pois estou cansado de ver pastores de diversas denominações que pegam igreja com 20 ou 30 membros e conseguem dobrar ou triplicar e ja se sentem o Rei da Cocada Preta, a bíblia diz que a soberba precede a ruína, a soberba é a arma de contra-ataque de Satanás contra qualquer ministério em crescimento.
Em 4° Lugar - Trabalhe em parceria
Líder, o ministério não é seu. Pastor, a igreja não é sua, comece a trabalhar em equipe, os obreiros não são seus empregados particulares e os liderados não são os seus criados, trate todos com respeito e com sujeição (Ef 5. 21) 
Há líderes que confundem a palavra Diácono (servo-ajudante) com a palavra δούλος, que signifca escravo. Seja amigo dos seus liderados, assim eles te ajudarão por prazer e amor, e não por obrigação.

Em 5° Lugar - Evangelização
Faça um propósito de Evangelização com os seus liderados, coloque em prática.
Faça folhetos chamativos e não poéticos, quem está sofrendo no mundo, quer sair daquele problema, não está interessado em ler poesias. Se todas as igrejas investissem de verdade no evangelismo, acredito que o número de Cristãos seria 5 vezes maior do que é hoje, é uma pena que as pessoas estão esperando “Deus mandar o povo” continue esperando Deus enviar enquanto as testemunhas de Jeová estão batendo de porta em porta (absurdo).

Em 6° Lugar – Recepção, Jejum e Intercessão
Selecione pessoas (não muitas) para ficarem na porta recepcionando os membros e visitantes que chegam na igreja, sempre dirigindo essas pessoas até as cadeiras mais próximas ao altar. Não tem coisa pior em uma igreja do que ser mal recebido. Não seja incoveniente, apenas receba, leve a pessoa até a frente e a deixe a vontade. Se for possível, selecione 7 pessoas para cada uma jejuar um dia por semana, selecione mais pessoas para intercederem para enfraquecer qualquer ação direta ou indireta do inimigo.
Em 7° Lugar - Pregue a Palavra com autoridade e confiança.
Olha, se você ACHA que Jesus cura, se você ACHA que Josué deu 7 voltas em Jericó, se você ACHA que a pessoa deve se batizar para ser salva, por favor, dê o microfone para alguém que tenha certeza do que está dizendo. Só existe uma explicação para a pessoa que é insegura quando afirma um fato bíblico: Ela não lê a bíblia e se lê, faz isso muito mal.
Pregue a Palavra com sabedoria, eu não estou falando de teologia! Conheço grandes pregadores que não sabem o que é PHD ou Bacharel, mas que dão um “show” em muitos que não só sabem o que significa essas coisas mas tem diplomas. Satanás não está nem aí pra quantos diplomas você tem, o que intimida o diabo e é necessário para você ser usado no altar é unção e intimidade com Deus.
Em 8° Lugar - Seja Dizimista e Ofertante, não deixe a avareza tomar o teu coração.
Eu acho um absurdo um ministro de Deus dizer que não é dizimista, acho que a palavra hipócrita seria elogio para tal pessoa. Ministro que quer ganhar almas, mas não quer cuidar da casa é igual ao homem que chama muitos convidados para uma festa, mas não compra a comida e as necessidades da festa. Se lembre que o dízimo foi instituído por Deus para o mantimento da Obra – Obra que você quer que cresça, não é?
Em 9° Lugar – Não seja interesseiro (a)
Ja recebi muitas pessoas na minha igreja, que sairam de outras porque eram desprezadas por serem pobres ou de menos condição financeira.
Seja tratável com todos, não olhe para as ovelhas enxergando notas e sim os sentimentos delas, são seres humanos, trate com amor a TODOS.

Veja como é falta de sabedoria algo que a gente vê muito por aí: PanelinhaFinanceira
Vamos supor que na minha igreja tenha um dizimista que devolve todo mês 10 mil reais.
Minha igreja tem 200 membros e todos devolvem 60 reais de dízimo.
Este membro que devolve 10 mil, devolve quase a metade da arrecadação final da igreja.
Se você perde um membro que devolve 60 é fácil recuperar, porém se você perde um de 10 mil, você terá que arrumar 165 membros para o substituir. E Isso é motivo para você tratar um melhor do que os outros? Claro que não! Se você trata todos de igual modo, sua igreja vai arrebentar em todos os sentidos!
Em 10° Lugar – Não perca a sua identidade
Seu ministério está crescendo, e repentinamente você decide trabalhar de um jeito diferente? Aí você joga tudo por água a baixo. Não sou contra mudanças para melhorias, porém há ministérios que praticamente mudam de visão quando crescem, automaticamente despencam.

Só tenho uma pergunta a te fazer:
Você quer mesmo que seu ministério cresça? Está disposto a fazer tudo isso?
Mas tudo isso será em vão se o propósito é pessoal, o crescimento do ministério deve ser um propósito Espiritiual, responsabilizado, com zelo pela obra, nada de interesse próprio, se a intenção é essa, esqueça, não vai crescer. A igreja são as pessoas e não as paredes, cuide das pessoas, as pessoas vão cuidar do templo.
Que Deus faça o seu ministério crescer muito em nome de Jesus.

Escrito por Pr Leandro Santos VIA GRITOS DE ALERTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.