segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

DOCUMENTÁRIO COM TEMÁTICA EVANGÉLICA SERÁ LANÇADO ESTE ANO

É fácil notar a presença cada vez maior das igrejas evangélicas em Palmas. Das tradicionais às neopentecostais - com forte apelo midiático - os templos multiplicam-se. Os dados do Censo 2010 do IBGE referentes ao credo dos palmenses estão sendo tabulados e devem ser divulgados no mês de fevereiro, representando em números e estatísticas uma visível transformação social.

Em 2012, um assunto familiar ao universo protestante vai ganhar as telas. O Homem do Monte é o título de um documentário que está sendo produzido, com previsão de lançamento para o mês de maio. A narrativa tem como fio conduto a história do vendedor de caldo de cana Osmar Bezerra. A chácara que ele adquiriu nos anos 1990 tornou-se um ponto de culto para milhares de fiéis. A peregrinação começou tímida e não demorou até que fiéis de diversas denominações elegessem o pequeno monte que há na propriedade para elevar suas orações a Deus. O nome da chácara não poderia ser outro: Monte das Oliveiras. “Quando venho aqui, desço cheio de alegria e de esperança”, conta Olimar Silva. O vendedor de pão prefere orar sozinho, mas há quem opte em louvar a Deus na companhia de parentes, amigos ou membros da igreja.

O ato de subir ao monte guarda uma significação importante para os cristãos. A crença é fundamentada em passagens bíblicas em que líderes como Moisés, e até o próprio Cristo, recolheram-se a uma montanha para orar. Segundo a bispa Edna Nascimento, da Igreja Apostólica Restauração e Paz, o monte por si só é um lugar comum, “mas a fé o torna um lugar especial”. Em sua avaliação, o Monte das Oliveiras é uma espécie de refúgio onde as pessoas separam um tempo para Deus, sem preocupação com o relógio. A bispa Edna, só faz uma ressalva àqueles que vão em busca de propósitos pessoais, como riqueza e poder.

Filme vai falar de fé

O jornalista Gleydsson Nunes, diretor do documentário, diz que o filme não tem o objetivo de defender práticas, dogmas ou denominações religiosas. “Quando soube da existência do Monte das Oliveiras, imediatamente senti o desejo de produzir um documentário a respeito, principalmente quando conheci o Seu Osmar”. Gleydsson não é protestante e garante que essa condição não terá influência na obra. “Antes de minhas opções pessoais vem o profissionalismo, assim conquistei a confiança de Seu Osmar e das pessoas que estão participando do documentário”, afirma o diretor.

Os demais personagens serão pessoas de níveis sociais e educacionais distintos, com seus relatos de graças alcançadas e experiências sobrenaturais. “As coisas de Deus parecem loucura para as pessoas normais”, argumenta Raquel Montizuma. A história dela é uma das mais impressionantes. Em 2009, deixou tudo para trás e literalmente mudou-se para o Monte das Oliveiras. Permaneceu lá cinco meses sob uma barraca de praia, tomando banho com água levada em garrafas pet. No ano passado, repetiu a dose: subiu ao monte e só voltou pra casa após cento e cinco dias.

Uma missão a cumprir

Seu Osmar é um homem simples, de poucas palavras mas de trato fácil. Casado e pai de três filhos, mora em Palmas desde 1993. A residência onde mora fica a poucos metros do monte, aberto dia e noite aos visitantes. Quem chega não precisa de autorização para entrar. Também não é cobrado nenhum tipo de taxa ou solicitadas doações. Seu Osmar até gostaria de oferecer aos fiéis melhores condições, como a construção de banheiros e um ponto de apoio, mas faltam recursos.

Osmar Bezerra, proprietário do Monte das Oliveiras

“Eu me considero um porteiro, uma pessoa que Deus preparou pra que eu pudesse cuidar de um povo”, explica o dono da chácara. Na verdade Seu Osmar é muito mais que isso. Anos atrás, ele e esposa recepcionaram em casa, por seis meses, uma missionária que chegou ao local. Em outra oportunidade, ficou sabendo que um homem estava passando fome no monte e com intenção de tirar sua vida. Ofereceu hospedagem, alimentação e aconselhamento ao visitante.

O Homem Monte vem somar-se a outros trabalhos voltados à religiosidade como elemento destacado na cultura tocantinense. A Romaria do Senhor do Bonfim e a Folia do Divino Espírito Santo, por exemplo, já foram retratadas em documentário.

A produção do filme está buscando apoios na iniciativa privada. Mais informações: 8447-9393 ou g20comunicacao@gmail.com.

Por Gleydsson Nunes
para o Gospel Channel Brasil
gospelchannel@globomail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.