quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O foco da música gospel: Exaltação ao homem ou a Deus?

Hoje separei um tempo para analisar as canções do meio gospel que fazem sucesso e confrontá-las com a mensagem da cruz (mensagem da salvação) e tive um resultado não muito animador.
As canções que mais fazem sucesso, hoje, têm em sua essência (letra) mensagem de conforto, encorajamento, vitória e vingança contra seus inimigos. Mas te pergunto: é essa a mensagem que a música gospel deveria levar?
E o que não faltam são exemplos de canções que dão mais ênfase à vitória do povo de Deus do que a adoração propriamente dita.
Eu entendo que Deus abençoa seu povo, com certeza, e não tenho dúvidas de que essas mensagens vão ao encontro de corações desanimados e que tem fé. Mas sinto falta de ouvir mensagem que adoram a Deus. ‘Deus, tu és Santo’, por exemplo, é uma canção extremamente pentecostal e que tem no foco a adoração e o reconhecimento de quem é nosso Deus. A canção ‘Amigo espírito Santo’ da Cassiane é comovente porque é uma oração em forma de humilhação porque mesmo sendo falhos e pecadores ele continua conosco ‘e mesmo assim... moras em mim. Tú és santo! Que outra palavra se faz necessária pra te descrever?’
A minha crítica é sobre as canções que são usadas na primeira pessoa. (Eu vou vencer, eu quero, e tantas outras). Eu entendo que vivemos os últimos dia da igreja na terra e que muita coisa do que está acontecendo é apenas o cumprimento da história. Mas peço um minuto de reflexão a todos, que todos nós possamos focar o que realmente deve ser o foco: Deus. E que possamos O adorar através das canções. ‘E que diminua eu, pra que Tu cresças Senhor, mais e mais’.
Embora a moda seja canções de auto-exaltação, vamos procurar ouvir canções que mostrem nossa verdadeira missão: Adorar a Deus em todo tempo, em toda forma de viver e de existir.

Para sintetizar minha opinião sobre esse novo momento da música gospel separei essa canção que fala muito ao meu coração, confiram:
P.S: Quero dizer que o motivo da matéria é despertar em todos nós o anseio por canções que nos levem a adorar a Deus pelo que Ele é e pelo que Ele pode fazer. Não citei exemplos de canções de auto exaltação por que sei que muita gente iria criticar, por que os cantores que mais estão fazendo sucesso estão seguindo essa receita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.