sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Por que um vaso de barro?

Deus, em toda a Bíblia, utilizou vários pessoas e vários objetos ou seres para trazer a revelação da sua Palavra ao povo. De maneiras diferentes, o Senhor tem o propósito de alcançar todos os corações com palavras de salvação, transformação, de princípios, resumindo, a Palavra de Deus é a Palavra!

Há um tempo tenho meditado sobre o oleiro e o vaso de barro.
“A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.” Jr.18:1-4

Fiquei perguntando: Por que um vaso de barro? O Senhor poderia usar qualquer outra coisa.

Fui pesquisar, para melhor entendimento do que eu quero dizer, no Dicionário Webster's 1828, que traz uma definição bíblica para a palavra, o significado da palavra barro. Vejamos:

Barro: Uma espécie de terras que são firmemente coerentes, peso, compacto e duro, quando seco, mas rígida, viscosa e dúctil quando úmida, macia ao toque. Argilas absorvem água avidamente e são frágeis, mas são tão tenazes quanto ao ser moldado que qualquer formato e, portanto são os materiais de tijolos e vasos diversos. Clay, frio como barro ou terra, sem vida, inanimado.

Encontrei características do barro que nos fazem refletir sobre muitas coisas. Pensando no sentido de que o barro é “compacto e duro quando seco”, percebe-se que nada se pode fazer na sua estrutura a não ser, quando por algum motivo, é quebrado. A sequidão da alma e a dureza do coração impendem o agir de Deus.

No entanto é “viscosa e dúctil quando úmida”. A presença de Deus e a sua Palavra são as chuvas/ águas que nos tornam úmidos, fazendo-nos flexíveis e maleáveis à ação do Espírito Santo.
Quando nos rendemos ao Senhor, nos tornamos “macios ao toque”. Ninguém pode ser transformado sem o toque do Senhor. Quando se toca em algo macio as marcas ficam. É necessário ser tocado. Como pode o oleiro dá forma ao barro sem o toque?

“São tenazes quanto ao ser moldado em qualquer formato”. Um barro na mão do oleiro não faz nada apenas se encaixa na forma que ele dá “conforme bem lhe pareceu”. É ele quem opera em nós a sua vontade. É ele quem nos limpa, quem retira as nossas feridas, nossas vergonhas, quem nos restaura, quem nos torna lisos sem impurezas.

Por último, o barro é “sem vida, inanimado”. O oleiro tem total ação sobre o barro. Deus tem total ação sobre nós. Isso demonstra o quanto devemos ser submissos ao Senhor para que Ele realize em nós o seu querer. Quem se submete à vontade de Deus é sempre um vaso para honra!

O barro é algo flexível que pode ser moldado. Se tiver alguma coisa que precisa ser moldada, então sempre existirá um moldador. Reflita: quem tem sido o seu moldador? Deus? Ou as coisas deste mundo? Lembre-se aquilo que é moldado sai com a forma que o moldador deseja. Se você tem sido moldado por Deus, os princípios do Senhor estão na sua vida, pois você adquire a forma d’Ele!

Por que um vaso de barro? O barro é uma matéria que não tem vida, indicando que para ser moldado segundo os princípios de Deus é necessário morrer para si mesmo, aceitar a forma que o Eterno nos dá e deixar a vida d’Ele agir em nós. 
Um vaso construído na mão do Oleiro não tem desejos próprios!
Então ...Chega a hora do barro virar vaso. 
Agora, depois de todo esse processo, o oleiro leva o barro para ser moldado e virar vaso. Depois de Deus ter nos escolhido, nos ter deixado criando liga, nos ter tirado o orgulho, depois de ter-nos deixado definitivamente prontos…
…Ele nos enche com o seu Espírito e nos usa em suas mãos.


Fonte: Palavras que Geram Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.