sábado, 21 de janeiro de 2012

Russos comemoram festa do batismo em águas bem geladas

A Igreja Ortodoxa Russa celebrou, nesta quinta, dia 19,  a festa do Batismo do Senhor ou Santa Teofania. A festa é uma tradição popular na qual, neste dia, há a prática de banhos e até de mergulhos em reservatórios de água congelada. Para isso são abertos, na superfície coberta de gelo, orifícios em forma da cruz que, por analogia com os eventos cristãos, se denomina Jordão, “Iordan” em russo, e simboliza o rio Jordão. Ali, os fiéis fazem o sinal da cruz e dão três mergulhos de cabeça.
Este ano, em Moscou e nas imediações da cidade foram preparadas dezenas de tanques e de batistérios improvisados ao lado de cabines aquecidas para a troca de roupa. Em pleno centro da capital russa, na Praça da Revolução, foi montada uma grande pia de madeira para o ritual. Durante toda a festa, foram celebradas missas e rituais de benção da água. Mais de 90 mil pessoas participaram, em todo o país.
Apesar do frio dessa época do ano, acredita-se que seja impossível adoecer depois de mergulhar em águas geladas no Dia da Epifania.
Como explicam os sacerdotes, as leis ortodoxas não obrigam todos os fiéis a este rito. “O mais importante é comungar e partilhar a alegria desse dia com seus familiares e entes queridos” – diz à Gazeta Russa o Arcipreste Gueórgui Róchin, vice-diretor do departamento de relações entre a Igreja e a sociedade do Patriarcado de Moscou.
No dia anterior, quarta-feira, 18, o líder da Igreja Ortodoxa na Rússia, Patriarca Kirill, presidiu a tradicional cerimônia da Grande Benção da Água na Catedral de Cristo Salvador, em Moscou.
Na Rússia, a solenidade do batismo tem ainda outra designação – a Festa da Epifania, ou da Teofania, porque nesse dia Deus se manifesta na pessoa de Jesus Cristo na Terra, ouve-se a voz dos Céus a dizer Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo e o Espírito como a pomba desce sobre Ele. Deste modo, a Santa Trindade se revela na sua plenitude perante a Humanidade.
Confira as fotos que mostram o ambiente gelado em que a tradição foi feita:
Epifania
(Foto: REUTERS/Thomas Peter)
Dia da Epifania
Dia da Epifania
(Foto: REUTERS/Gleb Garanich)
Dia da Epifania
Dia da Epifaniav
(Foto: REUTERS/Shamil Zhumatov)
Dia da Epifania
Dia da Epifania
(Foto: REUTERS/Denis Sinyakov)
Dia da Epifania
Dia da Epifania
(Foto: REUTERS/Vasily Fedosenko)
Dia da Epifania

Fonte: Rádio do Vaticano e Gritos de Alerta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.