sexta-feira, 23 de março de 2012

8 milhões de crianças podem morrer por não ter água potável, diz Organização Cristã

Mais de 4.000 crianças perdem a vida diariamente devido à ingestão de água contaminada, exposição a falta de saneamento, higiene (banho) e doenças relacionadas. A Visão Mundial diz que muito trabalho precisa ser feito para reverter esta situação e comemorarmos o 22 de março com mais alegria.
Por este motivo e devido as estas condições oito milhões de crianças estão propensas a morrer este ano/12 ainda, devido a doenças causadas por estarem vivendo esta situação. A organização está usando o Dia Mundial da Água como uma ocasião para chamar a atenção para a situação daqueles que lutam para sobreviver sem água limpa.
Água, saneamento e higiene são a “base para o desenvolvimento”, segundo Randy Strash, Estrategista e especialista da World Vision  (Visão Mundial). OFundo de água limpa é a principal fonte de receita para a organização manter o seu trabalho de trazer alívio para aqueles que precisam de água limpa.
“Água, saneamento e higiene, é absolutamente essencial para a criança e bem estar da comunidade”, explicou Strash em uma entrevista recente com The Christian Post. “Se você não tem acesso à água potável, se você não tiver um bom saneamento, se você não tem higiene, todas as necessidades básicas que as outras pessoas vai ser como um band-aid em uma ferida importante.”
Particularmente atingidos são os jovens, como 90 por cento das pessoas que morrem devido à falta de água potável, saneamento e higiene são crianças menores de cinco anos de idade, com 70 por cento dessas crianças não ultrapassam o seu primeiro ano de vida.
As crianças, cujo sistema imunológico está ainda em desenvolvimento, são os mais suscetíveis a doenças relacionadas com a falta de banho, e este ano cerca de oito milhões de crianças menores de cinco anos perderão suas vidas devido o fato de não poderem tomarem banho e ter acesso a água limpa, este é um dado preocupante segundo a Visão Mundial.
A Visão Mundial é uma organização cristã de renome internacional, que trabalha para combater a pobreza global em mais de 100 países ao redor do mundo e passou mais de duas décadas trabalhando no setor levar água, através de doações e até mesmo perfurando poços, conseguindo chegar a 11 milhões de pessoas através do seu trabalho.
A organização concentra uma abordagem em cinco frentes para seus esforços em ajuda no desenvolvimento de alguns países, mas em alguns lugares o trabalho com o setor de água limpa é tão necessário que é colocado em primeiro plano, devido a falta de água e o problema ser muito grave no setor de saneamento e higiene.
Implementação de iniciativas de levar água é uma obra  astronômica e requer muito mais do que apenas trazer água limpa para uma comunidade.
“Não é o suficiente para ter acesso à água potável a partir de uma bomba ou um tubo,” Strash disse. “Nossas estatísticas mostram que quando você traz abastecimento de água potável, por si só em uma aldeia que você começa uma redução grande de mortes de crianças de três a cinco por cento.”
“(Mas) Se você acabou de adicionar os passos de saneamento e higiene, então você tem um aumento de 10-20 vezes no impacto, e o mesmo aumento em termos de sustentabilidade”, acrescentou.
Em alguns dos seus esforços, a Visão Mundial registrou uma redução clara em 70 a 75 por cento das mortes de crianças menores de cinco anos de idade, trazendo água limpa, com instalações sanitárias e de educação de higiene na comunidade, de acordo com Strash.
Dia 22/03/12 foi o Dia Mundial da Água, e a Visão Mundial (World Vision) está convocando a comunidade global a lembrar que ainda existem oito milhões de razões pelas quais o trabalho de levar água precisa ser feito – são oito milhões de crianças que estão destinadas a perder suas vidas neste ano devido à falta de acesso a água potável e saneamento e higiene.
post inforgospel.com.br - leia a matéria na integra no Christian Post -internacional- por: Ivana Kvesic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.