terça-feira, 3 de abril de 2012

Questionar a DEUS?Quem mais questiona Ele são os mais próximos – diz pesquisa – Confira

Questionar Deus e a religião são coisas comuns no mundo moderno. Mas agora, surpreendentemente, uma pesquisa revela que os que mais questionam são também os mais devotos.
No geral, as pessoas que são muito religiosas têm mais tendência a dizer que não é certo questionar a Deus. Mas aqueles que descrevem sua relação com Deus como mais próxima e resistente à adversidades (um devoto, no sentido estrito), são os que aceitam melhor através deste relacionamento fazer reclamações e questionamentos direcionados a Deus.
“Ter esse tipo de atitude mostrou-se associado com uma relação segura, próxima e boa”, comenta a pesquisadora Julie Exline. A descoberta é interessante porque muitas pessoas se sentem mal ao questionar Deus.
“Eu penso que é importante para as pessoas enxergarem que uma boa relação com Deus tem espaço para isso, como em um casamento, onde se tem lugar para questionamentos, para que o relacionamento fique melhor”, quando se questiona a Deus sobre alguma situação Ele nunca deixa a pessoa sem resposta, fazendo assim o relacionamento ficar duradouro – comenta Exline.
Em um estudo anterior, Exline descobriu que a raiva contra Deus não é incomum – cerca de 87% dos estudantes de um colégio disseram sentir raiva contra Deus após terem problemas pessoais (achando que os problemas pessoais são oriundos de Deus e não deles próprios). A próxima pergunta feita foi se sentir raiva de Deus por problemas pessoais era aceitável.
Usando duas amostragens – uma de 358 universitários e outra de 471 adultos, Exline perguntou se era moralmente aceitável questionar, reclamar, ficar com raiva, ou até virar as costas para Deus, tornando-se um ateu. Cerca de 39% dos participantes eram protestantes, 30% era católicos e 5% eram judeus. O restante era formado por hindus, muçulmanos, budistas, espiritualizados sem religião e outros credos.
Todos acreditavam em Deus de alguma maneira. Exline acabou descobrindo que aqueles que possuíam uma relação mais próxima a Deus eram fortemente contra a ideia de virar as costas para Deus. Mas esse tipo de relacionamento também gerava uma aceitação maior para as reclamações direcionadas a Deus.
Estas reclamações eram feitas por aqueles que se sentem mais próximos a Deus, mas que no momento que passam por adversidade na vida, meio que por  instinto a primeira atitude que tomam é reclamar primeiro com Deus, antes de ver que, quem a colocou na situação de adversidade foi na maioria dos casos ela mesma ou um terceiro e não Deus.
post  inforgospel.com.br – com informação hypescience.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.