segunda-feira, 30 de julho de 2012

Fé e esportes nas Olimpíadas divide atletas muçulmanos durante o Ramadã – Confira…


Cerca de três mil e quinhentos atletas disputam os Jogos de Londres divididos entre a fé e o esporte. Pela primeira vez desde 1980, as Olimpíadas coincidem com o Ramadã. e um dos cincos pilares do Islã é requer jejum dos fiéis,que prejudicariam muito o desempenho dos atletas. Confira e comente…

Atletas muçulmanos que participam dos Jogos Olímpicos de Londres terão que desobedecer preceitos islâmicos no mês de Ramadã, como o jejum, inclusive da ingestão de água enquanto o sol estiver brilhando.
Este ano, muçulmanos comemoram o Ramadã de 20 de julho a 18 de agosto. Cerca de 1,5 bilhão de pessoas ficarão sem comer e beber do nascer ao pôr do sol.
Um dos cinco pilares do Islã é a obrigação de jejuar todo o mês. “Alá é piedoso e compassivo, ainda que nossos pecados sejam muitos”, declarou o lutador de judô dos Emirados Árabes, Al Drie, de 19 anos. Ele espera não ser condenado por isso.
Estima-se que 23% dos desportistas dessas Olimpíadas professem a fé muçulmana. Drie comentou que se tivesse que jejuar em pleno período de competição isso seria um passo para a derrota, pois sem a ingestão de alimentos poderia, inclusive, desmaiar durante a luta.
Um dos líderes religiosos de Dubai, Ahmed Abdul Aziz Al Haddad, disse que a prática do esporte não é uma exigência do Islã e cabe aos atletas decidirem se vão competir e observar ou não os preceitos religiosos nesse período. Ele frisou que os atletas muçulmanos deveriam observa o jejum, por força da religião, mesmo que isso signifique perder a competição.
Muçulmanos creem que foi no Ramadã que o profeta Maomé recebeu a primeira revelação divina. Além do Ramadã, os outros quatro pilares do Islamismo são: professar e aceitar o credo (shadada), orar cinco vezes ao dia ( salat), pagar dádivas rituais (zakat) e peregrinar a Meca (haij). O jejum é interpretado como parte do esforço de autopurificação do crente.
Mesmo com estas revindicações da religião muçulmana em seguir fielmente aos preceitos e mandamentos exigidos durante o mês do Ramadã que se comemora em todo o mundo, alguns países como Marrocos, Argélia e Egito autorizaram aos atletas a descartar o jejum, pois entendem que pode prejudicar o desempenho e assim  pode trazer perda para os atletas com ao país.
Assista reportagem da AFP no vídeo abaixo e comente…
post inforgospel.com.br – com informação ALC -via NC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.