terça-feira, 17 de julho de 2012

Você sabe quanto custa uma música Gospel?


Saiba mais sobre o mercado da composição Gospel

É fato dizermos que poucos são os cantores que fazem sucesso com composições próprias. A maioria dos cantores que conhecemos no meio gospel e também no secular se tornaram 'estrelas' graças as composições de outras pessoas.
Mas, como funciona esse mercado de composição? quanto custa uma música de um compositor famoso? Confira...

Não há como negar que parte do sucesso de Cassiane, Lauriete e Elaine de Jesus se deve as composições de Elizeu Gomes que, como ele mesmo diz, são assinadas pelo espírito Santo e por ele. Ele escreveu canções que dificilmente serão esquecidas como 'Deus dos deuses', 'Com Muito Louvor', 'Terremoto Santo' e tantas outras. Vale lembrar que na década passada, Elizeu Gomes era o principal nome da composição gospel no país.

Ainda nesse período a canção 'Hino da Vitória' escrita por Rozeane Ribeiro mostra a potência dela no meio gospel, daí por diante vários cantores gravaram canções de Rozeane e fizeram muito sucesso.

Daniel e Samuel, Tony e Tito e Vanilda Bordieri também estão há anos na estrada - cantando e compondo sucessos.

Hoje o nome da composição no universo gospel atende pelo nome de Anderson Freire que escreveu os recentes sucessos de Bruna Karla, Aline Barros, Jozyanne, Lauriete e muitos outros.

Agailton Silva surgiu após o mega sucesso de 'Sabor de Mel' e embora seja criticado por 'fazer cópia das canções' tem seu lugar de destaque.

Recentemente devemos destacar Wesley Ros que arrebentou tanto na letra quanto na produção de 'Estou de Pé' de Rose Nascimento como também 'Do Outro Lado' de Andréa Fontes.

Agora vamos entender um pouco mais desse universo da composição:

Primeiro vamos falar de valores, vocês sabiam que uma única composição pode custar 4.000 reais? Recebi informações seguras de que após o sucesso de Sabor de Mel o compositor Agailton Silva chega a cobrar esse valor por suas letras e uma média de 3.000 por canções já gravadas.

Outros compositores como Vanilda Bordieri, Rozeane Ribeiro, Anderson Freire variam o valor. A média deles seria de 1.000 por canção escrita e até 1.500 para regravação.

Compositores mais 'novatos' costumam cobrar uma média de 200,00 a 500,00 pelas composições.

Mas embora tenha essa cara de capitalista toda é bom lembrar que em alguns casos e sei que Vanilda Bordieri faz isso. Alguns compositores simplesmente doam as letras para os cantores, isso geralmente ocorre nos casos de pessoas que não vivem de vender composições, senão já estariam falidos com a máxima de que 'dai de graça o que de graça recebestes'.

Mas esse mundo da composição é muito complexo e vive de 'modinhas'. Como todos sabem depois do 'sabor de mel' virou uma febre escrever canções de "desabafo" e alguns compositores se sentem forçados a escreverem nesses moldes por exigência dos cantores - nesse caso estaria certo forçar a inspiração por conta do que é 'moda'??

Outra coisa que vem acontecendo é plágio de letra, melodia e estilo. Sem contar em casos que os próprios compositores ficam reciclando as canções que fazem sucesso.

É fato também que os compositores do meio gospel se tornam inadimplentes no que se refere a questão de Direitos Autorais, quando são cobrados, o que em caso de plágio ou gravação sem autorização acaba dificultando o trabalho.

E ai o que me dizem... Quem aí gostaria de se tornar um grande compositor gospel??

Fonte Olhar Pentecostal.

72 comentários:

  1. Respostas
    1. APRENDE-SE COMPOR
      COMPONDO! COMECEI COM O LOUVOR ATALAIAS E AI NAO CONSIGO
      FREIAR AS INSPIRAÇOES QUE VEM DO ALTO AMÉM!!ERHASMO CAVALCANTE

      Excluir
  2. EU VOU ME TORNAR O MELHOR COMPOSITOR GOSPEL DO BRASIL

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Gostaria de ouvir alguma de suas música 021992834737

      Excluir
    2. Estou timidamente entrando, compondo tanto infantil, como também adulto.

      Excluir
    3. Ola td bem meu nome e will e gostaria de ouvir suas cançoes tem como ? Se puder me chame no zap 44991718895

      Excluir
    4. A sete anos componho , já tenho setenta composições, se alguém se interessar, quando a gente escreve louvado ao Senhor ,a composição dia com dádiva de Deus

      Excluir
  4. Boa noite tenho uma amiga que ta começado a louvar agora e eu queria compra um musica pra dar pra ela alguém conhecer um compositor de louvores de adoração meu whant zsp 81 96402969 Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. posso ajudar-te se ainda estiveres disponivel.

      Excluir
    2. Gostei muito deste site. Acredito que será muito útil para nós compositores.

      Excluir
    3. Ouça uma de minhas musica
      https://youtu.be/TaqXkGHoTNo?list=PL28B2BFACFC6BDB85

      Excluir
    4. Ola Marcos meu nome é sâmia jamily
      Tenho varios louvores de adoracao a Deus se vc se interesar me chama no zap ta:85984259894
      Musicas completas com letra e melodia

      Excluir
    5. Por quanto vc quer comprar o louvor tenho tenho algumas de adoracao ja estao completas...
      85984259894

      Excluir
  5. Eu ja sou a maior compositora que o Brasil e todas as nações ja ouviu falar.Palavra de proféta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maior é Deus!!! Sempre!!!
      Somos dependentes d'Ele sempre!!!
      Amém?

      Excluir
    2. Olá! tem um ministério que está montando um repertorio, quem puder ajudar será muito bom...Ministério Alto Relevo(stilo jovem)Zap 61984099544 (Cristiano)

      Excluir
  6. ola sou o pastor agnaldo matos , aminha filha começou a cantar com 7 anos de idade hoje ela tem 16 anos de idade e tem promessa de deus, de cravar um cd em 2016 .se você e compositor e que fazer parte desta promessa me mande um imail abnautomotos@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu! Rsrsrs meu face: levita Janaina Bandeira! Um abraço!

      Excluir
    2. Pastor parabéns pela sua filha, porém nunca esqueça que Deus é com "D" MAIÚSCULO, e não d de deuses inexistentes citados em diversas passagens da Bíblia. Deus abençoe.

      Excluir
    3. Conheça minhas musicas no youtube neste canal e estarei a disposiçao para ajudá-la

      Louvor e Cancão Gospel
      Compositora Leny Alves

      Excluir
    4. No Face voce pode ouvir minhas canções na pag
      Leny Alves Silva

      Excluir
  7. adoro compor e cantar também!...tenho músicas bacanas inclusive já estou gravando o 3cd.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa td bem sou o will e gostaria de saber sobre suas cançoes me chame no zap 44991718895

      Excluir
  8. Segundo a fé, Quem compõe é o próprio Espírito Santo: Inspiração Divina. Que Deus seja louvado. Como disse Jesus: "...o que não é contra, é a favor, ou por nós."
    Amém?
    Falando em inspiração, um trechinho, saído do forno agora:.......( Deus é o mesmo sempre. E o milagre também depende do crente, pois foi Jesus quem falou: "a sua fé te salvou". Deus é Justiça; Deus é Amor. Não queira brincar com o nosso Senhor... "...quem usa de engano não permanece na Congregação dos Justos". É importante saber que os Favores de Deus são muitos.)
    Atenção: se esta Letra for útil, podem usar... desde que avisem. Ok? Sem custo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso de uma letra de música gospel, para apresentar numa gincana. você pode me ajudar???

      Excluir
  9. é necessário por melodia primeiro na música? ou só tê-la escrito já basta.sou leiga nesse assunto,

    ResponderExcluir
  10. como é que faço tenho que por melodia na musica primeiro? ou só tê-la escrito num papel já é suficiente.

    ResponderExcluir
  11. Também componho e não importa se é a melhor pra o homem. É o meu melhor pra Deus.

    ResponderExcluir
  12. Sou compositora e tenho mais de 50 musicas gravadas, graças a Deus. Espero que me de a oportunidade de compor para famosos.
    Sonho os de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leny quanto custa uma composição sua minha sobrinha canta ela tem o sonho de gravar um cd no entanto as condições financeiras nao sao muitas , queria poder ajuda-la meu zap e 79-999686941 me de uma resposta gostaria de conhecer suas composiçes.

      Excluir
    2. oi leny me avise se recebeu meu numero 79999686941

      Excluir
  13. Inspirado no Espírito Santo minhas composições são em números de dez melodias e letras,encontram-se registradas no site músicasregistradas.com.br se interessar ouvir uma capela ligue-me no 5598536-2405 J.Matos como Só tem bênção,Cravado na Cruz, Deus Vivo, Águas Profundas, Filho de Deus, Sou Feliz,Castas,Convite ao Senhor,Entrega,

    ResponderExcluir
  14. E quais seriam os locais que compram as composições ou como vende-las? Gostei do post mas gostaria de saber isso. Obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Olá,para compor uma musica Boa 1
    e precisa saber tocar violao pelo o menos o base, para não sair do tempo e ritimo, 2 pricisa uma mensagem definida,um título,3 uma melodia em mente,4 inspiração e paciência para modelar a melodia,5 obedecerá onda a letra ou ritimo pede rima.dicas não é você que decide o tanto de palavras falar em cada verso;e o compasso da música,isso é u quebra cabeça ok,depois de feita e preciso obedecer se precisa de alguma correção.Deus nós dá talento o ouro mais o ouro precisa se lapidado,não grave cd para Deus por que Ele não precisa,o louvor perfeito Sai da boca das crianças,do coração,da alma.grave música para as pessoas,a maioria delas gosta de música linda e trabalhada.cantor.ryan@Hotmail.com.zap 62 996081820.Ryan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou compondo, não sei tocar violão, todas minhas composições já tem melodias e ritmos,já que o que DEUS me dá antes da letra é a melodia, o Espirito Santo me usa e vou criando as letras já com a melodia e ritmo pronto. Não escolho tempo e hora para compor, é derre pente que elas vem na minha cabeça. Chego a compor até dois louvores por semana, até 2 em um dia. =) DEUS é maravilhoso, o louvor para mim é a forma de expressão de todo o amor que tenho pelo meu amado Jesus, me declaro ao meu Senhor em minhas composições.

      Excluir
  16. 200... 500 reais por composição???
    Que isso...essas pessoas tem que valorizar mais o seus dons.
    Músicas todo mundo pode compor,porém cada um tem um sentimento diferente atrás de uma letra e isso não custa apenas 500 reais.
    Quem consegue compor uma boa canção não entregue assim por míseros 500 reais...valorizem a si mesmos,caso contrário ninguém o fará.
    😉

    ResponderExcluir
  17. É,como eu disse:à inspiração vem do alto do Pai das luzes, e quando vem vem pronta, porque não é o que queremos passar pra as pessoas, mas sim o que Deus quer que seje dito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo meu amado irmão, =) Quem somos nós não é? O verdadeiro servo deixa que Deus use e não usar o nome de Deus para ganhar fama. Sou compositora, serva do Senhor, e estou aqui para ser usada, e que todas as vezes que eu louvar o seu nome nas composições que ele me der, que eu diminua e ele cresça. Dou Glorias a ti meu Jesus amado. =)

      Excluir
    2. penso que quem da e deus e vocês estão ajudando outros irmão que também estão louvando a deus então deus se agrada de pessoas assim

      Excluir
  18. Sou cantor e compositor, tenho dificuldade em vender minhas composições, quem estiver enteressado, vai no YouTube, cantor Emerson Fabiano, estão todas lá, se inscrevam
    no meu canal. Também Facebook Emerson Fabiano de Almeida. WhatsApp 19987098678

    ResponderExcluir
  19. VENDO MUSICAS TODOS OS ESTILOS
    ZAP 74-9-9983-5748

    ResponderExcluir
  20. https://youtu.be/sr9o_M4Z7cI
    ESSA É UMA DAS MINHAS , É UMA DEMO ( NÃO É A GRAVAÇÃO OFICIAL )
    QUEM QUISER GRAVAR FICA A VONTADE .
    21 2799-2683 ANDRÉ SILVA

    ResponderExcluir
  21. Bom. Eu não sou cantor. Mas graças a Deus, Jesus Cristo me deu algumas inspirações e eu consegui compor 10 hinos. Irei registrá-los e cantar nas Igrejas Evangélica, porque eu não tenho uma voz tão bonita pra cantar. São hinos lindos. Pelo menos, quem já ouviram eu cantar, gostaram.

    ResponderExcluir
  22. Oi meu nome é Maria Betânia e tenho várias letras e quero vender todas lindas de tocar coraçãos meu número é 997656430 ou meu Facebook e mariabetanianunesnunes

    ResponderExcluir
  23. Boa noite compositor Eliomar Neri
    zap 011962673027
    quem quiser conhecer meu trabalho so chamar

    ResponderExcluir
  24. Sou compositor e ministro da palavra de Deus ,tenho dezenas de canções prontas inspiradas por Deus e seu santo espírito.se alguém se interessa WhatsApp (31 988597185)obs;são belas canções de vários estilos ,paz a todos e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  25. Sou levita do Senhor e amo louvar ao SENHOR JESUS. Em Junho desse ano, ao final de um culto, um senhor, porteiro da igreja me fez um desafio, de eu cantar louvores feitos por mim, e desde então não parei de compor, até o momento tenho somente 20 composições, e a maioria são escritos através de experiencias que já vivi com Cristo Jesus. Em 2015 uma irmã me abraço-me e disse que eu iria gravar um CD, e depois, esse ano, Porteiro com o desafio, daí o Senhor me trouxe a memoria quando o que irmã havia me dito. Porém não tenho recursos para arranjos, mais me sinto honrada pelo grande privilegio em poder ser usada pelo Espirito Santo onde é ele que me inspira a compor louvores lindos que tocam a alma =) meu objetivo é evangelizar, não tornar-me famosa, pois ídolos gospel o mundo está cheio, onde o único ídolo é nosso JESUS e que a maioria das pessoas esquecem. =( Descanso no Senhor, e no momento dele, eu conseguirei reuni-las em um CD e ao som de minha voz o Senhor ira entrar nas casas de quem necessita conhece-lo e até mesmo das pessoas que me desprezam e as que já me fizeram sofrer.

    ResponderExcluir
  26. Sou compositors e tenho umas quinze composições. Interessados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI MARIA ME CHAMO ADRIANA EU SEMPRE SONHEI EM INGRESSAR NA MUSICA MAS NUNCA TIVE OPORTUNIDADES E NEM ESTABILIDADE FINANCEIRA, MAS AGORA ATRAVÉS DE UNS AMIGOS PASTORES QUE TEM UMA GRAVADORA EU PODEREI AMEM, ESTOU PRECISANDO DE MUSICAS E ESTOU INTERESSADA PELAS AS SUA COMPOSIÇÕES. MEU ZAP E DO MEU ESPOSO 86 998434923 TIM

      Excluir
  27. Sou compositora e tenho umas quinze composições. Alguem interessado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola eu sou cantora, meu produtor esta ralando pra encontrar louvores com letras inspiradoras, estou interessada, me chama no whats.. 73981411135

      Excluir
    2. oi amada eu me interresso....me chama no meu email cantorajaquelinesouza2@gmail.com

      Excluir
  28. Oi tenho 2 músicas bonitas só não tem toque eu quero vender pois não tenho voz muito agradável !

    ResponderExcluir
  29. Minhas composições no youtube
    Rhaiany Lourrainy
    Verdadeiro Adorador

    ResponderExcluir
  30. Minhas composições no youtube
    Geovane Paiva
    Arrebatamento

    ResponderExcluir
  31. Gente tenho 16 anos e ja faço composição se alguém estiver interessado entre em contato (55)081984412408 temos o instagram também myllenna_bheatriz

    ResponderExcluir
  32. acho que nao deveria ser assim..cobrar por cançoes que sao deus que da de graça sem cobra nada em troca...mais enfim tenho poucas composicoes,e se me pedissem eu daria e nao vendia,apenas gostaria que quando gravassem o cd com o hino que compus pudesse aparecer meu nome..somente..pq minha bençao por poder ajudar vem di Deus ele si me retribuira grandemente..

    ResponderExcluir
  33. Olá, me chamo ubirajara e componho canções gospel, caso alguém se interesse meu zap é 71992604647

    ResponderExcluir
  34. Ola,boa noite,
    Estou interessado em algumas músicas evangelica para gravar e cantar na igreja
    Mim chama no zap 81 986998643
    Berthier Santos

    ResponderExcluir
  35. Olá, sou levita na casa do senhor e faço composições gospeis juntamente com minha irmã. Os interessados podem chamar no meu WhatsApp e apresentarei minhas autorias. 11 95609-0314
    Obrigada desde já, Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  36. Tenho mais de 40 músicas escritas. São hinos fortes e inspirados. Gostaria de vende-los. Quem interessar (031)996082313

    ResponderExcluir
  37. Sou compositor... Tenho uma 14 composições... Adoro como por cantar...
    As letras de minhas músicas ...
    São espirituais... Cristo escreve pra mim...
    Intereçados me chamam no whats 17997111752

    ResponderExcluir
  38. a paz do senhor
    eu tenho varios hinos que Deus mim deu
    ritimos sertanejos e outros
    contato 27 998866512/email;neipessoa1973@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. Apaz do Senhor tenho composições minhas alguém se interessa chama no zap +5599984629653

    ResponderExcluir
  40. A paz do Senhor..pela graça de Deus componho timidamente...mas o Espírito Santo me emprestou mais de 700 letras e tenho real interesse em doa-las pra quem deseja gravar e não possui letras...interwasados orem e se Deus confirmar seu propósito me chamem no zap...irma Tatiane 1194120-6861...Deus abençoe

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.