terça-feira, 21 de agosto de 2012

Justiça ou Vingança?


revista Veja do dia 03 de agosto traz na capa a dupla de vilãs mais famosas da TV brasileira no momento:A vingativa Nina (Debora Falabella) e Carminha (Adriana Esteves), personagens deAvenida Brasil, novela de João Emanuel Carneiro, exibida às 21h, na Rede Globo.visitando um blog em minhas navegações na net encontrei esse texto de Brunna Stefanya sobre esse tema . Confira na íntegra...

 Um dia, ao final da Escola Bíblica Dominical, uma aluna procurou o meu marido e lhe fez a seguinte pergunta: Eu fui lesada por uma pessoa em quem confiava, agora, como eu sei que o quê eu quero é justiça ou vingança?
Eu nunca havia pensando a respeito, e esse questionamento que parece tão simples, na verdade é algo muito profundo e complexo. Desde esse dia estou pensando a respeito.

Eu entendo que a vingança consiste em querer retribuir algum dano da mesma forma que foi causado ou com maior intensidade. E que a justiça diz respeito ao desejo de imputação de pena cabível ao responsável por algum mal.
Na vingança queremos determinar, e quando possível até aplicar e/ou participar da aplicação da pena. Quando há justiça confiamos a quem é devida a responsabilidade da punição.
Deus porém é vingador e justo.
O Senhor é vingador porque Ele é quem determina que o homem seja retribuído do mal que fizer segundo a sua vontade, sabendo nós que a sua palavra sustenta a lei da semeadura: “colhe-se o que se planta”. Em Oséias 8:7, lemos o que muitos pensam ser apenas um ditado popular: “Porque semeiam ventos e segarão tormentas”. E cabe somente ao Senhor a vingança: “A mim me pertence a vingança”(Deuteronômio 32:35).
A vingança do Senhor é perpétua, como vemos em Êxodo 20:5, que diz: “...visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem”. Tanto quanto o mau se propague, assim também sua mão o alcança para puni-lo.
A vingança só pode ser justa se proceder de Deus que é reto e justo.
Justiça é querer para meu filho, que matou o filho de outra pessoa, a mesma pena que acredito merecer aquele que matou um filho meu. Somos tão partidários como assumiu obviamente Getúlio Vargas certa feita: “Ao meus amigos tudo! Ao meus inimigos a lei”.
Deus é justo! Ele olha a causa de cada um, e julga com equidade, considerando tanto os bons quanto os maus caminhos que escolhemos. EmRomanos 12:17-21, Paulo nos exorta a não nos movermos por sentimentos de vingança, e retribuir com bem o mal que nos é feito, pois o Senhor é que retribuirá com vingança ao opressor. Em Hebreus 10:30, o autor repete a mesma frase e acrescenta: “O Senhor julgará ao seu povo”. Então não cabe a nós mirabolantes planos de vingança;
Ainda que somente em Deus haja plena justiça, Ele instituiu autoridades sobre nós, as quais legislam e executam suas leis. Sua palavra nos ordena que nos sujeitemos às autoridades e não temamos aos magistrados se fizermos o bem, mas se fizermos o mal, ele é ministro de Deus, vingador, que traz a espada para castigar o que o pratica(Romanos 13:3-4).
Na sua vingança Deus é justo! Veja a lei dada ao povo de Israel por intermédio de Moisés em Êxodo 21:23-24: “Mas se houver dano grave, então darás vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé”.A vingança de Deus é justiça.
O importante é que sempre que nos entristecermos por ver a impunidade, nos lembrarmos de Deuteronômio 32:35, que vem: “...a retribuição a seu tempo...”,pois assim como Deus se lembra daqueles a quem prometeu vingança como Jezabel(I Reis 21:23, II Reis 9:30-37), Ele não esquece daqueles a quem prometeu justiça como Davi e Acabe(I Reis 2:3-4; 11:33-36;  21:25-29).
Desde esse Domingo eu fico pensando sobre os males que me foram causados, ou aos que eu amo - que é como se fossem em mim mesma -, e passei a me perguntar com frequência: “Senhor, o que quero hoje é justiça ou vingança?”
É que eu queria que houvesse um remédio imediato para dor que eu sinto, ou uma receita para curar minha ferida instantaneamente. Penso que talvez resolveria apertar um botão e deletar tudo que houve ou que rebobinasse o tempo e eu pudesse evitar os fatos. Mas eu sei que não há. E a verdade é que a maior dor que eu posso sentir é a da injustiça. Pois somente a justiça me tiraria o gosto amargo da impunidade que tenho que engolir. Mas peço a Deus, que se houver desejo em mim de tripudiar sobre ela, então que essa aconteça, mas que eu não a veja. Pois a certeza que carrego é que haverá justiça, a seu tempo, o tempo certo.
Meu desejo a você que lê esse texto é que haja justiça pra ti e que Deus o vingue! E aos que desejam vingança: Justiça!
Fonte: http://saosoretalhos.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.