sábado, 11 de agosto de 2012

Podemos cantar o que não vivemos? Você vive o que Canta?



Diferente da música secular onde qualquer refrão com baixo nível intelectual como 'Ai se eu te pego' e ' eu quero Tchu Tcha Tcha' fazem sucesso. No meio gospel a coisa é diferente. As letras possuem verdades, profecias e tocam os corações com a mensagem do evangelho e o mais importante  precisam ser vivenciadas por quem as cantam.

A música gospel tem o diferencial de ser cantada de várias formas. Podendo ser cantada para outra pessoa (mensagem de encorajamento), pode ser cantada como oração falando em primeira pessoa, pode ser cantada como se fosse Deus falando com o seu filho ou ainda cantar para adorar a Deus pelo que Ele é.

Mas é justamente por conta da profundidade e verdade que a música gospel exprime que erros podem acontecer - e quando digo erro não me refiro a erro de letra não, me refiro a erros de vidas que não condizem com aquilo que é cantado.

Para ficar mais fácil de entender vamos aos exemplos.

Pra mim essa é uma das mais belas letras da Eyshila, mas pode ser uma grande mentira dependendo de quem cantar.

"Geração que não tolera Jezabel, geração que ora como Daniel, geração que busca a Deus, até tocar o céu"

Vivemos em um mundo onde a vaidade é quase item básico de sobrevivência e na igreja não é diferente. Será que não toleram mesmo quem é igual Jezabel?
(Jesabel- Famosa pela sua vaidade e por ter mandado matar os profetas) 
E será que hoje em dia existem pessoas que oram como Daniel (intensamente). É lindo ver conjunto de jovens louvando com esse hino, mas cantar aquilo que não se vive é complicado.

Agora vamos a um trecho da canção gravada por Lauriete.

"Ore um pouco mais, jejue um pouco mais, se consagre um pouco mais, santifica!"

Mais uma bela letra em tom de profecia e despertamento. Mas quem estaria habilitado a cantar essa canção?? Será que para mandar alguém orar, jejuar e santificar mais no mínimo deveria fazer a lição de casa não acham?? Então essa é mais uma das canções proibidas para quem não tem a vida no altar.

E o que dizer da canção 'Sonda-me, usa-me' ?

"Usa-me como um farol que brilha à noite, como ponte sobre as águas
Como abrigo no deserto, como flecha que acerta o alvo
Eu quero ser usado da maneira que te agrade
Em qualquer hora e em qualquer lugar
Eis aqui a minha vida, usa-me, Senhor"

Bom, a primeira coisa que temos que admitir é que essa canção é linda e inesquecível. Mas temos que colocar ela nessa lista por que para pedir ao nosso Deus que nos use de todas essas formas precisamos de um coração voltado ao Pai e que possa fazer a vontade dele em todos os quesitos pedidos na canção em forma de oração. 

Ser farol que brilha a noite é ter a luz do Senhor sobre a nossa vida para que possamos alcançar outras vidas.

Ser ponte sobre as águas é ser caminho de Deus sobre a turbulência e saber o que o nosso alvo é estar do outro lado com o pai.

Ser abrigo no deserto é amar o próximo como a ti mesmo e ganhar este para o reino dos céus.

Ser flecha que acerta o alvo é cumprir nossa missão de adorador e missionário para ganhar as nações - mas pode ser começando pelo seu vizinho, amigo e colega de classe.


Alguém está  cumprindo100% os itens elencados após cantar essa canção ou só cantam por que é bonita??

Ainda tem outra canção da Eyshila que me faz refletir. É uma parte da 'Fiel a Mim' que fiz:

"Quero Te adorar ainda que a figueira não floresça
Quero te alegrar mesmo se o dinheiro me faltar
A vitória vem mesmo que pareça que é o fim
Pois tu és fiel, Senhor, fiel a mim"

Essa é mais uma linda canção, mas que ao ser comparada com a realidade o que vemos é o oposto. Pessoas se desviando e colocando a culpa em Deus pelos problemas, pela falta de dinheiro  até mesmo dizendo que Deus na existe.
Existe uma música de J. Neto que fala muito profundo quando diz:

"Abro mão dos meus sonhos do que a vida me deu, digo sim pro teu Reino e não pro meu eu... Fiz deste meu coração o teu Moriá pode provar a minha fidelidade a ti"

Será se estamos dispostos a abrir mão de nossos sonhos e de nosso "eu"? E o mais difícil; pedir para Deus  provar a sua fidelidade para com Ele. Bem... é difícil ser igual a Jó, embora possível. A balança de Deus é fiel; a do homem é enganosa mas a do Senhor é fiel “Pese-me em balanças fiéis, e saberá Deus a minha sinceridade“,Jó 31:6

A Bíblia diz 'examine-se o homem a si mesmo'. Mas convenhamos que muita gente canta por cantar e nem se preocupa no que está dizendo!
Além dessas canções existem muitas outras que deveriam ser melhor avaliadas antes de serem cantadas nas igrejas ou onde quer que seja. Vamos acima de tudo viver aquilo que cantamos para que nossa mensagem seja verdadeira e alcance os corações aflitos por conta dessa verdade.

Fonte Olhar Pentecostal

Um comentário:

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.