domingo, 19 de maio de 2013

Conversão da vilã Wanda da novela "Salve Jorge" foi deboche ou retrato da realidade?


Como acontece muitas vezes na vida real, a vilã Wanda termina a trama de "Salve Jorge" convertida e agarrada a uma Bíblia.
Apesar de criticada, a novela “Salve Jorge” não deixou de ter audiência, sobretudo em seu capítulo derradeiro. Se desde o seu início, a novela contou com protestos dos evangélicos, as últimas cenas voltaram a despertar o repúdio de boa parte desse segmento da sociedade, quando a vilã Wanda (Totia Meirelles) termina na prisão, mas convertida e agarrada a uma Bíblia.
Ela tenta, inclusive, convencer Lívia Marine (Cláudia Raia) a aceitar Jesus. A antiga chefona, porém, além de não lhe dar ouvidos, ainda insinua que ela estava ingressando naquela vida para se safar: “cada um se defende como pode”, disse a astuta Lívia.

Não são poucos os que consideraram o destino de Wanda um deboche aos evangélicos. Outras correntes afirmam ser uma crítica de Glória Perez, autora da novela, ao ator Guilherme de Pádua, responsável pelo assassinato de sua filha, e que se converteu enquanto estava preso. Há quem veja nesse fim uma alusão ao fato de que a pessoa depois de uma vida de pecados, embora seja presa, se aceitar Jesus, ela acaba perdoada.

Bem, deboche ou não, o que a Bíblia diz é exatamente isso! Não são poucos os textos que confirmam a salvação para todos aqueles que pedirem perdão pelos pecados. No livro de Coríntios, no capítulo 5, versos 17, S. Paulo escreve que “assim, se alguém está em Cristo, nova criatura é. As coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo”. E é bem por aí! Até a oração ensinada por Jesus, aquela que decoramos quando somos ainda crianças, em certo trecho diz: “perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. E aí, nós gostaríamos de sermos perdoados da mesma maneira que perdoamos gente como Wanda e Lívia Marine?

No Velho Testamento, no capítulo 3 do livro de Zacarias, nós podemos ler uma narrativa que conta a história de Josué. Diz assim: “E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe acusar (Josué estava em pecado). Mas o Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreenda, ó Satanás, sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo? JOSUÉ, VESTIDO DE VESTES SUJAS (símbolo de pecado), estava diante do anjo. Então respondeu aos que estavam diante dele dizendo: Tirai-lhe estas vestes sujas. E a Josué disse: EIS QUE TENHO FEITO COM QUE PASSE DE TI A TUA INIQÜIDADE, E TE VESTIREI DE VESTES FINAS... E o anjo do SENHOR protestou a Josué, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: SE ANDARES nos meus caminhos, e SE OBSERVARES a minha ordenança, também tu julgarás a minha casa, e também guardarás os meus átrios, e te darei livre acesso entre os que estão aqui (Zacarias 3:1-7).

Então, o perdão é para todos e não importa a gravidade do pecado. A Bíblia diz em 1ª João 5.19, que “o mundo jaz no Maligno”. Porém, o mesmo João, e no mesmo livro, escreve o seguinte no capítulo 2, verso 1: “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Todavia, se alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo”. Ou seja, a Bíblia em toda a sua extensão fala de perdão e em nenhum lugar diz que se o crime for hediondo Deus não perdoa. Há perdão para tudo, basta se arrepender e pedir perdão como está escrito em Atos 3.19. “Arrependei-vos, pois e convertei-vos, para que sejam APAGADOS os vossos pecados...”.

Entretanto, é preciso sim ser desconfiado, porque a Bíblia, no livro de Jeremias, no capítulo 17, diz assim: “maldito o homem que confia no homem” (5). No mesmo capítulo, verso 9, o profeta escreve: “enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso, quem o conhecerá?”. Num dos seus sermões, Jesus Cristo disse que devemos ser “prudentes”. “Sede simples como as rolas e prudentes como as serpentes” (Mateus 10.06).

O amigo leitor deve estar se perguntando, como perceber se estamos diante de uma conversão falsa ou verdadeira? Como não ser injusto com aqueles que realmente se arrependeram e mudaram de vida com sinceridade? Como se livrar de um impostor oportunista? Bem, Jesus Cristo, também no livro de Mateus (7:15-21) deu uma dica importante. Ele aconselhou:

“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura se colhe uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. PORTANTO, PELOS SEUS FRUTOS OS CONHECEREIS. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”.

O prezado leitor mais uma vez poderá me questionar: “mas que frutos são esses?”. São Paulo esclarece a esse respeito, quando ele fala sobre os frutos da carne (ações pecaminosas) e os frutos do Espírito (boas ações), em Gálatas 5:19-23.

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia (pornografia), Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias (perseverar no erro), emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que OS QUE COMETEM TAIS COISAS NÃO HERDARÃO O REINO DE DEUS. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade (generosidade), benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (domínio próprio). Contra estas coisas não há lei”.
E você o que achou? Gostou, Aprovou? Reprovou?
Nas redes sociais começaram circular imagens com a personagem...













Que Deus nos abençoe!
Fonte: Blog do jornalista Flavio Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.