domingo, 22 de setembro de 2013

Tudo Que Um Ministro de Louvor Precisa Saber.

Louvor é um ministério que tem um chamado único e específico. Requer dons e habilidades especiais que são diferentes daqueles de um músico que toca de forma normal; membro de coral, vocalista, pastor, etc...
O ministro de louvor e adoração é um indivíduo chamado e ungido por Deus para ministrar em sua casa (Igreja), liderando o povo de Deus à sua presença.

Liderar louvor e a adoração pode ser uma das tarefas mais difíceis dentro de uma Igreja. Imagine liderar toda uma congregação (lembre-se que alguns estão cansados, doentes, machucados, teimosos, preguiçosos, não são fáceis de ensinar) na presença do Todo Poderoso Deus, em ambos os níveis individuais e congregacionais. Pra se fazer um mover Santo e sobrenatural é preciso o ministro ter preparo técnico e ter a unção de Deus, ou seja, é preciso ter chamado para este fim “Ministério de Louvor”.
Nota-se que, o momento de louvor na Igreja deve ser uma parte ativa, participativa e integral do culto. “a congregação não deve ser um espectador, mas deve se tornar participante ativo”.
Veja alguns princípios de louvor e que eles possam reforçar seu ministério dentro e fora da Igreja
As três funções do líder de louvor
1-    Liderar toda a igreja até a presença de Deus; a igreja necessita de ter um encontro sobrenatural com o Pai em todos os cultos.
2-    Coordenar e dar cobertura ao grupo de louvor e aos músicos;tenha certeza de ter um conhecimento básico de música e do ministério dos cantores e músicos que trabalham com você. Quando você está liderando adoração, você é responsável pelo que está acontecendo musicalmente no culto.
3-    Preparar a igreja para o tempo da Palavra; observe que é preciso estar em sintonia com a liderança da igreja. Entenda a direção que Deus está dando à sua igreja através da visão do pastor.
A atitude de um líder de louvor
1-    Seja entusiasta e positivo, sorria! Deixe seu rosto refletir a Glória e alegria de Deus. Se você não fizer isso, a igreja não fará também.
2-    Esteja no comando. Não seja muito tímido, dê direções firmes, lembre-se: insegurança destrói a criatividade.
3-     Lidere pelo exemplo. Você deve ser o exemplo para um desenvolvimento mais ativo (aplauda, dê brados, levante as mãos, mova-se).
4-    Seja um encorajador e um exortadorNão pregue! Apenas encoraje. Você deve adorar junto com a igreja.
A preparação do líder de louvor
1-    Santifique-se;
2-    Espere a direção de Deus;
3-    Seja exato, tenha uma lista categorizada de músicas;
4-     Ensaie, ensaie e ensaie;

Veja os pontos práticos para um líder de louvor ficar atento
1-    Conheça seus músicos, cantores e/ou trilhas.
2-    Ensaie bastante com eles.
3-    Crie sinais com as mãos para que eles possam te seguir.
4-    Mudanças no tempo da música.
5-    Modulações e novos tons.
6-    Direções entre as músicas (repetições de coro).
7-    Mudança de intensidade.
8-    Transições entre músicas
9-    Escolhas as músicas com tons apropriados antes do culto. 
     
    Pontos importantes

 1- Encoraje o povo enquanto eles adoram 
Obs.: você pode facilmente quebrar o fluir durante a adoração falando demais, não bata na igreja! Se alguma correção ou exortação precisa ser dada, isto cabe ao pastor ou líder da igreja, não por você.
12-   Escolha suas músicas com bastante cuidado. a) atente para desenvolver e completar algo na adoração, veja a adoração num âmbito geral; b) tome cuidado com temas, andamento e mudanças de tom (algumas músicas não podem ser ligadas ou mixadas); c) mantenha um fluir entre as músicas, não pare tudo depois de cada música, aprenda medleys ou escolha músicas que possam ser interligadas musicalmente e espiritualmente; d) músicas de adoração normalmente precisam ser cantadas em tons mais baixos do que músicas de louvor; e) não escolha músicas que tem um grande número de palavras e versos para a igreja cantar, ou que tenha grandes solos. Você somente irá perder a igreja do foco e eles não irão participar da adoração; f) escolha mais músicas do que você precisa, esteja preparado para surpresas.
13- Conheça sua música. A) não ensaie com a congregação; B) não cante músicas com as quais você não está familiarizado, isto apenas traz confusão e dificulta para a igreja se focar em Deus; C) esteja preparado!
14- Dê direcionamentos firmes. //você precisa liderar: não a igreja, não o coro, não o grupo de louvor ou os músicos, você tem que ter liderança na adoração e no louvor; //sempre lidere com sua voz, não fique assustado com a primeira nota e permaneça na melodia o máximo que possível; //dê direções claras, as pessoas respondem melhor quando eles sabem o que é esperado deles, seja o que você quer que eles sejam; //esteja um pouquinho à frente dos versos ou coros do louvor e adoração que você está cantando. Algumas vezes, em músicas novas, é bom até falar os versos antes para que a igreja saiba o que está por vir, lembre-se, você deve liderar com sua voz. //tenha certeza de que você está liderando as pessoas para o Senhor Jesus e não para você. Lidere de maneira que não atraia a atenção para você, abra os olhos, mantenha contato visual e tenha bastante atenção com os acontecimentos;
15- Esteja sensível ao fluir do Espírito Santo. //não tenha medo de cantar uma estrofe ou um coro várias vezes, se necessário! //não tenha medo do silêncio (existem diferentes ondas de adoração). Seja firme! //saiba quando uma música já foi cantada o suficiente! Pare! //não se apresse. Dê tempo para o Espirito Santo se mover; //você precisa estar preparado e sensível para o Espirito Santo. //nunca coloque Deus numa caixinha, Ele pode querer fazer algo completamente diferente do que você planejou, (você pode cantar somente uma música por todo o período de louvor e adoração, esteja aberto para isso!) //sempre mantenha um olho no pastor. Ele saberá quando algumas coisas estão em ordem e quando não estão; //não tenha medo de mudar a estrutura da música. Talvez permitindo que só as mulheres cantem uma estrofe ou só os homens cantem o coro ou, então, que a igreja cante a capela algumas vezes; //não fique tão perdido no espírito, de maneira que você esteja alheio ao que está acontecendo em volta de você.
“Meus filhos não sejam negligentes agora, pois o Senhor os escolheu para estarem diante dele, para servi-lo e você deve ministrar a Ele e queimar incenso” 2 Crônicas 29:11

Fonte:Blog mroberto          

Um comentário:

  1. Ministro de música

    1. Toda pessoa tem o direito sagrado de frequentar os cultos e atividades da igreja e de sentir muito feliz, sereno, confortado, em qualquer idade.

    2. O ouvido tem alta sensibilidade e suporta confortavelmente, por uma, duas horas, no máximo, 50 decibéis. Passou disso, além do mal que faz à saúde, incomoda muito.

    3. Todo instrumento pode ser usado no louvor, mesmo sabendo que há aqueles próprios para o culto.

    4. Culto não é show.

    5. Não existe hino ou música velhos.

    6. É preciso selecionar hinos próprios para cada ocasião, com mensagem, poesia, melodia, harmonia, ritmo. Ritmos assincrônicos desorganizam a química cerebral. Derrubam pessoas e até muros. Josué 6:20 Juízes 7:18

    7. Fundo musical durante o culto não pode interferir, desconcentrar, incomodar; use-o com muita inteligência. Ninguém suporta um teclado dedilhado pra lá e pra cá, aleatoriamente.

    8. A música tem o poder de mobilizar as estruturas mentais.


    9. Culto animado não é sinônimo de barulho. Reverência, participação, adoração, comunhão, consagração, apontam para o equilíbrio. O templo não é um lugar sombrio, triste, com silêncio sepulcral, é um espaço de alegria, louvor, transformação, decisões.


    10. Se você faz parte da equipe de músicos, nunca fique se distraindo e brincando com os instrumentos no altar, após o culto.

    Ivone Boechat

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante.
Deixe seu comentário.